unfoldingWord 35 - A História do Pai Compassivo
Esquema: Luke 15
Número de guión: 1235
Idioma: Portuguese: Brazil
Audiencia: General
Tipo: Bible Stories & Teac
Propósito: Evangelism; Teaching
Citación Biblica: Paraphrase
Estado: Approved
Los guiones son pautas básicas para la traducción y grabación a otros idiomas. Deben adaptarse según sea necesario para que sean comprendidas y relevantes para cada cultura e idioma diferentes. Algunos términos y conceptos utilizados pueden necesitar más explicación o incluso ser reemplazados o omitidos por completo.
Guión de texto
Um dia, Jesus ensinava uma multidão de cobradores de impostos e outros pecadores que queriam ouvi-Lo.
Alguns líderes religiosos que também estavam lá viram Jesus tratando os pecadores como amigos e começaram a criticá-lo. Então, Jesus lhes contou esta história:
“Havia um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo disse: ‘Pai, eu quero receber agora a minha parte da herança!’ Então o homem dividiu os seus bens entre seus dois filhos.”
“Esse filho juntou rapidamente tudo o que tinha, foi a um lugar distante e gastou todo o seu dinheiro em uma vida pecaminosa.”
“Depois disso, houve uma fome severa na terra que o filho mais novo vivia e ele não tinha dinheiro para comprar comida. Então, ele começou a alimentar porcos porque foi o único trabalho que encontrou. Ele estava tão mal e faminto que queria comer a comida dos porcos.”
“Finalmente, o filho mais novo disse a si mesmo: ‘O que estou fazendo? Todos os servos do meu pai têm alimento à vontade para comer, mas eu estou aqui passando fome. Vou voltar para o meu pai e pedir para ser um dos seus servos.’”
“O filho mais novo decidiu voltar para a casa de seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu e, sentindo compaixão dele, foi correndo abraçá-lo e beijá-lo.”
“O filho disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Não mereço mais ser teu filho.’”
“Mas seu pai chamou os servos e deu ordens: ‘Tragam depressa a melhor roupa e vistam meu filho! Coloquem um anel em seu dedo e sandálias em seus pés. Depois matem o melhor bezerro. Vamos fazer um banquete para celebrar porque o meu filho estava morto, mas agora ele está vivo! Ele estava perdido, mas agora foi achado!’”
“Assim, o pai fez uma grande festa para comemorar a volta do seu filho mais novo. Pouco tempo depois, o filho mais velho estava voltando para casa depois de trabalhar no campo. Quando ele ouviu a música e dança, quis saber o que estava acontecendo.”
“Quando descobriu que estavam festejando a volta de seu irmão, ficou com muita raiva e não quis nem entrar em casa. O pai, então, saiu e implorou que comemorasse com eles, mas ele se recusou.”
“O filho mais velho disse ao pai: ‘Eu trabalhei fielmente para o senhor por todos esses anos e nunca o desobedeci! Mas o senhor não me deu nem uma cabra pequena para eu festejar com meus amigos. Já quando esse filho seu, que gastou todo o seu dinheiro com comportamento pecaminoso, volta para casa, o senhor mata o melhor bezerro para ele!’”
“O pai respondeu, ‘Meu filho, você está sempre comigo e tudo o que eu tenho é seu. Mas é certo nós celebrarmos porque o seu irmão que, para mim, estava morto, agora está vivo! Ele estava perdido, mas agora foi encontrado!’”