unfoldingWord 11 - A Páscoa
Outline: Exodus 11:1-12:32
Script Number: 1211
Language: Portuguese: Brazil
Audience: General
Genre: Bible Stories & Teac
Purpose: Evangelism; Teaching
Bible Quotation: Paraphrase
Status: Approved
Scripts are basic guidelines for translation and recording into other languages. They should be adapted as necessary to make them understandable and relevant for each different culture and language. Some terms and concepts used may need more explanation or even be replaced or omitted completely.
Script Text
Deus disse que se Faraó não deixasse os israelitas partirem, Ele mataria todos os filhos mais velhos do sexo masculino, tanto das pessoas como dos animais do Egito. Mas, mesmo após ouvir isto, Faraó ainda se recusava a crer em Deus e a obedecê-Lo.
Deus providenciou uma maneira de salvar o filho mais velho daqueles que cressem Nele. Cada família teria que escolher um cordeiro sem doenças e matá-lo.
Deus mandou que os israelitas espalhassem um pouco do sangue do cordeiro no batente da porta de suas casas, que assassem a carne do cordeiro e que a comessem, rapidamente, acompanhada de pão sem fermento. Ele também orientou que ficassem prontos para partir do Egito após comerem.
Os israelitas fizeram tudo como Deus havia lhes ordenado. Durante a noite, Deus passou pelo Egito matando todos os filhos mais velhos dos egípcios.
Como todas as casas dos israelitas tinham sangue espalhado nas portas, Deus passou direto por elas, salvando aqueles que estavam dentro delas. Eles foram salvos por causa do sangue do cordeiro.
Mas como os egípcios não creram em Deus, nem obedeceram as Suas ordens, Deus não poupou as suas casas e matou os filhos mais velhos em todo o Egito.
Desde o filho de um prisioneiro egípcio na cadeia, até o filho de Faraó, todos os filhos mais velhos morreram. Muitos egípcios choravam com profunda tristeza.
Naquela mesma noite, Faraó chamou Moisés e Arão e disse-lhes: “Chamem os israelitas e saiam imediatamente do Egito!”. Além de Faraó, o povo egípcio também insistiu que os israelitas saíssem.